quinta-feira, outubro 4

Religião e Política

Tenho que confessar que me irrita bastante os ataques que Giuliani tem recebido por partes de vários bispos católicos americanos. Dado que é o único republicano na corrida para a nomeação presidencial assumindo-se como pro-choice, já foram dois os bispos que criticaram abertamente a posição de Giuliani. Se é verdade que como bispos possuem a responsabilidade de defenderem a doutrina católica, também é verdade que se impõe que sejam imparciais nas críticas que fazem e a quem fazem.

Com candidatos democratas católicos, assumidamente pro-choice, favoráveis à utilização de fundos públicos para o financiamento de abortos (Giuliani é contra) e contra a recente decisão do Supremo de banir o partial-birth abortion (Giuliani aplaudiu a decisão), por que razão o republicano é o alvo preferencial?

O "silêncio" por parte da maioria dos bispos católicos com John Kerry, diz muito sobre como alguns sectores religiosos ainda consideram o Partido Republicano como o seu feudo, comparativamente com os democratas. Esta distorção religioso-política é perigosa e insustentável, e na minha opinião deveria constituir um motivo de vergonha para políticos e católicos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Em 2004 a candidatura de Kerry gerou imenso celeuma nos meios católicos americanos, pois vários bispos (mais do que os dois que agora dizes terem criticado Giulinani) se insurgiram contra o catolicismo incoerente de Kerry.

Na altura o debate andou à volta da questão de se seria lícito dar-lhe a comunhão, enquanto ele mantinha publicamente posições gravemente contrárias à doutrina da Igreja. Julgo que houve até uma comunicação conjunta da Conferência Episcopal (= muitos bispos!).

Acho que podemos dizer que tanto os democratas como os republicanos têm apanhado na cabeça...

A mim agrada-me algo nas eleições americanas: a questão Pro-life/pro-choice é muito mais cristalina. Sabe-se sempre exactamente o que pensam sobre o assunto e o que vão fazer. Assim o voto é mais esclarecido. Aqui em Portugal há uma tendência para serem mais indefinidos (exemplo: PSD!).

Pedro

Bruno Gonçalves disse...

Pedro,

Confesso que não tinha essa percepção, mas agora fiquei curioso sobre a existência dessa comunicação da USCCB.

O meu ponto era mais focar a atenção sobre os comentários neste ponto da campanha. Com candidatos democratas católicos (pelo menos dois, assim de memória) pro-choice, só tenho conhecimento de críticas ao Giuliani. Nem vou entrar se deveria ser o bispo da sua diocese ou não a fazer os avisos.

Por último, é verdade que é bem mais cristalina, como dizes. Mas confesso que não sei qual seria o benefício de conhecer essas posições visto que não teria repercussões em Portugal.

滿天星花語 disse...

坐落在高雄市寧靜美術館區鄰近的汽車旅館中,只有日光花園高雄汽車旅館,以一貫的優雅姿態,靜靜地等候您的光臨。將煩雜的城市喧嘩阻擋在外,採用新古典主義概念設計的日光花園汽車旅館,更融入了典雅簡潔的歐式風格。細膩貼心的服務,內斂典藏品味,處處充滿驚艷與驚喜。日光花園高雄MOTEL深刻的體會到—當擁抱不再溫暖,親吻不再讓心悸動時,是否會開始懷疑,愛情是不是失蹤了。其實愛情一直都在,只是繁忙的工作、擁擠的人群、嘈雜不知所云的電視節目、炫目繚亂的城市燈光,讓失去空間與養分的愛情只能默默地棲息在心靈的角落。

隱藏在高雄市最悠閒寧靜美術館區的日光花園MOTEL,是城市中專屬於愛情的秘密花園,隔絕了擁擠、緩下了忙碌,內歛的品味空間規劃,不再讓過多的無謂華麗奪去了對彼此的注意力,簡單,讓我們更嚐的出愛情原味。在高雄汽車旅館中-日光花園汽車旅館,讓您有浪漫、溫馨、舒適與賓至如歸的高級享受。

MOTEL高雄MOTEL汽車旅館高雄汽車旅館>>>參考網站