quinta-feira, março 8

Third Man, Third Way


"I am a democrat. I am a Clintonian. I am a man of the 'third way'"

François Bayrou continua a subir nas sondagens. As capas dos jornais franceses, que já pertenceram a Sarkozy ou Royal, viraram-se para este candidato. A possibilidade de conseguir entrar na segunda volta já é encarada como possível em alguns círculos.

Acusa a direita de estar conivente com o grande capital. Acusa a esquerda de ser refém de um modelo socialista que não já não funciona. Assume-se situado ao centro, mas a sua base de votos ocupa outros espectros. A aparente desilusão com a alternância "direita"/"esquerda" parece constituir o seu maior trunfo. A percentagem de indecisos nunca esteve tão alta para umas eleições e Bayrou está numa posição privilegiada para colher uma grande parte desses votos. Royal e Sarkozy já se aperceberam disso, tendo já começado a trabalhar, quase em união, para bloquear o seu avanço.

Até há pouco tempo, os principais comentadores previam que esta seria uma campanha sem nenhuma surpresa, dominada pela dupla Sarkozy vs Royal. Enganaram-se. Algo me diz que as surpresas ainda não acabaram.

Sem comentários: