Convite (sort of)
Jovem, tens mais de 12 anos, gostas de desacatos bloquistas, marchas pelas ruas, insultar aqueles que ganham muito dinheiro por mérito próprio e aprender argumentos usados na URSS, não percas tempo! Vai já inscrever-te!
Agora a sério, até achava piada em ir a um colóquio destes. Sim, não estou a brincar. Todos têm curiosidades assim a tender para o "mórbidas". Uma das minhas, é compreender como ainda é possível discutir ideias mais que enterradas, para uma plateia em pleno século XXI.
4 comentários:
Gostei do pormenor, jovens e desempregados 40 euros! Eu até acredito que saia barato para o apoio que é prestado, mas para um jovem ou um desempregado gastar 40 euros, numa altura de apertar o cinto, ai vai vai, eh eh eh!
"e aprender argumentos usados na URSS"
Penso que a corrente que organiza esse evento defende posições muito diferentes dos que eram usados na URSS; eu digo "penso" porque acho que nunca li, em primeira mão, nada da área do PC - português ou soviético, logo não posso comparar; no entanto, li vários textos dessa área - já andei por lá - dedicados explicitamente a refutar as teses do PCUS
Alguns exemplos:
Um texto de 1966 a analisar criticamente o congresso do PCUS desse ano
Um texto de 1985 a refutar a tese soviética que o "socialismo" implicaria o partido único
JAJAJAJAJA!!! Este está fixe! ;)
O marxismo não está enterrado, no sentido académico do termo. É e foi um contributo notável para a Sociologia. Foi a análise mais completa e profunda feita ao capitalismo, e contém muitos insights valiosos e actuais. Não é uma questão de gosto ou sequer política: tirando na Economia (ou nas escolas mainstream), a análise marxista (não política) é levada a sério em vários ramos.
Enviar um comentário